Imprimir
PDF

Artigo : Evolução ... Livro / Blog / Portal

Eu e minha equipe do doutorado da UFSC - no EPS, acabamos de escrever um artígo científico sobre a evolução Livro / Blog / Portal. Brevemente será publicado em algum ambiente acadêmico ou em nosso Blog. Aguardem !!! - leiam resumo abaixo ....

Comunicação digital fomentando a inovação em negócios “high tech”: um estudo de caso da evolução de um livro a um portal de negócios

                                                                                                                     por  Débora Spenassato, Eduardo Bridi e Sergio B. Kappel

 RESUMO: As mídias digitais revolucionaram a forma, o custo e a agilidade na comunicação e informação entre pessoas, empresas e mercado. Esta nova forma de comunicação proporcionou maneiras de vender e de distribuir, até então impensáveis. Assim de acordo com Macedo e Almeida (2008), instaurou-se a era do conhecimento, onde os sítios ou portais onde constarem mais conteúdos de qualidade e fidedignos com fontes seguras fidelizarão usuários da rede e, também, potenciais consumidores das facilidades apresentadas pelo comércio eletrônico. Além disso, afirmam que a publicidade e propaganda digital tendem a conquistar espaços cada vez mais relevantes nas empresas, pois há a percepção instaurada que a tendência fatídica é de que o usuário tende a migrar seus interesses informacionais para a sua rede de páginas e blogs preferidos.

Essas mídias proporcionam muitos benefícios, como o acesso rápido e fácil ao conhecimento, a quebra barreiras geográficas, a facilidade de comunicação direta e a inovação, contribuindo para o crescimento das empresas e possibilitando sua permanência no mercado cada vez mais competitivo. Esta variável do ambiente tecnológico, sem dúvida é uma ameaça para as empresas que não se adaptarem a este contexto, pois o consumidor obtém um raio maior de alcance de compra, sem ficar restrito somente a sua cidade, podendo comprar em qualquer lugar do mundo, ampliando a possibilidade de pesquisa de melhores preços, marcas e reclamações feitas sobre certo produto, o que dificulta a aceitação dos produtos dos fornecedores locais.

Entretanto, não são só ameaças, surgem também oportunidades para quem está atento às mudanças de comportamento dos clientes. Esta atenção, aliada à mudança na forma de se comunicar da sociedade são os fatores que desencadearam o objeto de estudo deste artigo: a transição de livro para blog e, posteriormente, para portal. A aplicação de algumas estratégias relatadas neste artigo, acabou por gerar um número de acessos e aceitação de conteúdos não prevista pelo Sergio Kappel em seu Blog, que viu aí uma oportunidade de obter mais um salto evolutivo, inaugurando o Portal Empresarial de Gestão & Negócios - PEGN (www.gestaoebt.com.br). O objetivo do trabalho é utilizar conceitos teóricos, como os de CoP (Comunidades de Prática), aliados a um estudo de caso com a finalidade de demonstrar como aumentar o número de consumidores do meio físico para o digital e transformar clientes em consumidores.

A justificativa deste trabalho é oferecer informações aos empreendedores, gestores e, principalmente, equipes de trabalho em EBTs, a respeito de uma série de ações que levaram o negócio a obter um rápido crescimento aliado a dois momentos distintos de inovações nos quais a perspectiva de evolução da qualidade aparece claramente. Espera-se, que este estudo possa disseminar conhecimento e colaborar para o crescimento das empresas envolvidas com tecnologia, especialmente as que precisam de acesso em suas homepages, fanpages, blog e redes sociais.